Projetos da Linha Direito e Políticas Públicas


Projeto de Pesquisa

Categorias de análise em políticas públicas: compreensão e aplicabilidade normativa

Discutir o papel das Políticas Públicas e os efeitos do seu desenvolvimento tem sido um dos temas caros que vem interpelando os estudos na área jurídica. Assim, vê-se com clareza a intersecção de temas e problemas de pesquisas, os quais auxiliam a discussão que envolve as transformações do direito na ordem política, econômica e social. Nesse aspecto, a questão relevante a ser investigada é : De que maneira estudos sobre Política e Gestão Pública possibilitam uma melhor compreensão da efetivação do Direito? Em outras palavras, como os instrumentos decisórios e de gestão permitem explicar aspectos existentes no mundo jurídico que vão além da aplicabilidade da norma e, envolvem o processo de tomada de decisões, de implementação destas decisões e de avaliação das mesmas. Nesse universo, pode-se levar em consideração, também, os mecanismos que dão publicidade à ação dos agentes políticos e sociais na construção das políticas públicas, gerando elementos de controle social, os quais permitem identificar a importância do estudo da política pública na concretização do Direito. Sob essa perspectiva, o presente projeto tem foco central utilizar diferentes categorias de análise em políticas públicas para identificar aspectos da efetivação dos direitos e das transformações da ordem jurídica. Assim, compreender o processo de formulação de uma determinada politica pública, ou mapear elementos da sua implementação ou ainda identificar resultados relativos à sua avaliação são grandes eixos a serem desenvolvidos por esse projeto. Junto a essa perspectiva, busca-se, também, compreender como se dá o acesso à informação na política pública.

Docentes: Ana Claudia Farranha Santana (responsável), Evandro Charles Piza Duarte, Fernanda de Carvalho Lage.

Projeto de Pesquisa

Direito, Tecnologia e Ciência de Dados Aplicada

Em um mundo no qual existe uma disponibilidade crescente de informações, faz-se necessário desenvolver um projeto de pesquisa que aborde as novas formas de organização de dados jurídicos e as tecnologias (como a Inteligência Artificial) que nos permitem analisar essas informações e integrá-las em uma prática jurídica baseada em evidências.

Em regra, não se forma um bacharel em direito versado em cultura de dados, com capacidade de produzir bases de dados e analisá-las por meio dos instrumentos tecnológicos atualmente disponíveis. Por isso, é necessário inserir a cultura de dados dentro da academia jurídica, viabilizando novas formas de pesquisar e praticar o direito.

Este projeto tem por objetivo desenvolver estratégias capazes de explorar os dados disponíveis, organizá-los e desenvolver produtos capazes de incorporar as novas tecnologias nas práticas jurídicas, especialmente nas políticas públicas judiciárias e nas atividades de regulação. Ele envolve esforços de pesquisa e desenvolvimento, por meio dos quais seja possível fomentar a utilização das novas tecnologias para a construção de estratégias jurídicas inovadoras.

Docentes: Henrique Araújo Costa (responsável), Alexandre Araújo Costa, Fernanda de Carvalho Lage, Wilson Roberto Theodoro Filho.

Projeto de Pesquisa

Direito Processual e Políticas Públicas

O projeto de pesquisa busca analisar, em uma sociedade plural e complexa, as inter-relações entre direito processual e políticas públicas. Por um lado, busca-se tratar do influxo do processo judicial nas políticas públicas, mediante investigações que analisem a atuação e o desempenho do poder judiciário, considerando esse Poder numa perspectiva de prestador de serviço público, especialmente no desenvolvimento de abordagens processuais que influenciam o planejamento e a execução de políticas públicas, como ocorre nos processos estruturais. Por outro, pretende-se tratar do modo como perspectivas que tratam o Sistema de Justiça como gestor de políticas públicas (inclusive de políticas judiciárias) podem influenciar o desenvolvimento de novas categorias e normas processuais. Busca ainda analisar o direito processual no contexto da crise do poder judiciário, não só do ponto de vista estrutural, mas avaliando os instrumentos de racionalização, como a repercussão geral, filtro de relevância, recursos repetitivos, incidente de resolução de demandas repetitivas, incidente de assunção de competência, bem como súmulas e seus impactos no sistema de precedentes a partir do Código de Processo de 2015.

Docentes: André Macedo de Oliveira (responsável), Henrique Araújo Costa.

Projeto de Pesquisa

Observatório dos tribunais

Este projeto envolve pesquisas, principalmente empíricas, acerca de decisões judiciais e procedimentos decisórios que afetam interesses sociais relevantes. Tendo em vista que a concretização de direitos sociais necessitam do desenvolvimento de políticas públicas e que a devida compreensão da atividade judicial impacta nas decisões regulatórias, investigações que tenham como objeto a efetiva prática judicial se mostram relevante para a compreensão do campo e para a efetivação de interesses sociais.

Docentes: Maria Pia Guerra (responsável), Alexandre Araújo Costa, Henrique Augusto Figueiredo Fulgêncio.

Projeto de Pesquisa

Precedentes, inteligência artificial e direitos humanos

O projeto de pesquisa analisa a interseção, especificamente no caso brasileiro, do sistema de precedentes adotado pelos Tribunais Superiores e o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial para aperfeiçoar a atividade jurisdicional. A análise desses pontos se faz com base na teoria dos direitos humanos e na melhoria da concretização desses direitos para jurisdicionados brasileiros.

Docentes: Debora Bonat (responsável) e Fabiano Hartmann Peixoto.

Projetos da Linha Direito e Regulação


Projeto de Pesquisa

Cartografias jurídicas: perspectivas teóricas e metodológicas

Este projeto é voltado a realizar investigações de caráter teórico-metodológico, voltados a contribuir para a construção de modelos capazes de orientar pesquisas realizadas no campo do direito. A dimensão teórica privilegia reflexões sobre as categorias utilizadas e os marcos teóricos possíveis. A dimensão metodológica explora estratégias de abordagem adequadas às investigações jurídicas, especialmente na interface com a pesquisa empírica sobre a operação do sistema de justiça.

Docentes: Alexandre Araújo Costa (responsável), Henrique Augusto Figueiredo Fulgêncio, Wilson Roberto Theodoro Filho.

Projeto de Pesquisa

Direito, Economia e Regulação

Este projeto se relaciona à regulação em sentido estrito, entendida como uma intervenção normativa do Estado, disciplinando a atuação de entidades privadas que operam em liberdade de mercado. Nesse sentido, as autoridades reguladoras são incumbidas de mitigar as deficiências do mercado, por meio do estabelecimento de direitos e obrigações que permitam equilibrar os direitos fundamentais dos cidadãos com os interesses privados dos agentes regulados. Relacionam-se a este projeto pesquisas focadas na dinâmica regulatória relacionada a atores sociais privados, bem como nas estratégias de política econômica e de direito econômico voltadas a promover a intervenção do Estado na sociedade contemporânea. Além disso, são abrangidas investigações que adotam um enfoque de "Análise Econômica do Direito", marcado pela descrição de fenômenos jurídicos a partir de categorias ligadas aos interesses perseguidos pelos atores sociais envolvidos. São também ligadas a este projeto pesquisas que adotam o marco da "Análise Jurídica da Política Econômica", perspectiva que se propõe a analisar instrumentos de política econômica a partir de um enfoque normativo, comprometido com a fruição equitativa de direitos fundamentais e direitos humanos e com a promoção de reformas de políticas públicas aptas a contribuir para a construção de uma sociedade mais equitativa e democrática.

Docentes: Othon de Azevedo Lopes (responsável), Marcus Faro.

Projeto de Pesquisa

Núcleo de direito setorial e regulatório

Este projeto envolve trabalhos relacionados ao Núcleo de Direito Setorial e Regulatório (NDSR), um centro de pesquisa da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília que, a partir do estudo de teorias jurídicas, arcabouços normativos e políticas públicas incidentes sobre atividades econômicas relevantes, aprofunda o conhecimento da prática regulatória no Brasil e no mundo.

Criado em 2001, na Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, o NDSR tem contribuído para o desenvolvimento do estado da arte em direito setorial e regulatório ao congregar, em ambiente colaborativo, formuladores de políticas públicas, reguladores, usuários/consumidores, e a sociedade civil, consolidando o diálogo interdisciplinar para enfrentamento das transformações nos setores de saúde, educação, (tele)comunicações, aviação civil, transportes terrestres, mineração, energia, petróleo e gás natural, como também com pesquisas transversais sobre organização da informação jurídica, sustentabilidade, mercado e Constituição e políticas públicas.

Este projeto também abrange projetos sobre a organização da informação jurídica em setores regulados, relacionados ao desenvolvimento de modelos interdisciplinares voltados a permitir a sistematização do arcabouço normativo de setores regulados.

Docentes: Márcio Iorio Oliveira (responsável), Othon de Azevedo Lopes, Reynaldo Soares da Fonseca.

Projeto de Pesquisa

Políticas, processos e instituições legislativo- regulatórias

O projeto “Políticas, processos e instituições legislativo-regulatórias” tem por missão produzir e difundir conhecimento sobre a atividade legislativa e regulatória no país, incluindo a atuação do Poder Judiciário no controle da produção normativa, e contribuir para a compreensão e aprimoramento do ambiente de elaboração legislativo-regulatória e fomentar boas práticas nessas áreas.

Tradicionalmente, a agenda de pesquisas acadêmicas tem estado centrada na atuação do Poder Judiciário (nos processos e decisões judiciais), ao passo que as informações e a produção sobre os processos legislativos e regulatórios ainda estão dispersas e fragmentadas, o que dificulta a consolidação de uma agenda de pesquisa empírica na área.

O projeto “Políticas, processos e instituições legislativo-regulatórias” nutre a percepção de que existe um espaço ainda não devidamente explorado para compreensão dos processos legislativos e regulatórios brasileiros. Só no plano federal, além do Congresso Nacional, há pelo menos 11 agências reguladoras, sem contar outros órgãos encarregados da produção normativa, como o Banco Central, CADE, entre outros.

Nesse contexto, o projeto “Políticas, processos e instituições legislativo-regulatórias” se dedica a explorar: 1) o momento da criação normativa no plano dessas instituições, 2) o controle parlamentar dessa produção normativa, e 3) o controle judicial correspondente. São privilegiadas perspectivas empíricas, metodologias padronizadas de análise dos dados, e análises das justificativas para a adoção de políticas públicas (o foco nas razões apresentadas para a elaboração legislativo-regulatória).

Assim, ao levantar a produção teórica disponível, e fomentar pesquisas empíricas sobre as relações institucionais entre Congresso Nacional, das agências reguladoras e Poder Judiciário, o projeto “Políticas, processos e instituições legislativo-regulatórias” pretende aprofundar a agenda de pesquisa na área e a disseminação de conhecimento sobre a atividade legislativo-regulatória no país.

Docentes: Roberta Simões Nascimento.

Projeto de Pesquisa

Sistema de Justiça, Regulação e Direitos Fundamentais

Este projeto envolve análises do Sistema de Justiça baseadas em um conceito ampliado de regulação, que abarca atividades envolvidas no estabelecimento de uma dinâmica regulatória em que sejam estabelecidas estruturas normativas e institucionais voltadas a orientar o modo como um serviço é prestado. O projeto envolve pesquisas que se utilizam do arcabouço teórico e das metodologias regulatórias, como critérios que orientem a normatização de serviços públicos por entidades que compõem o Sistema de Justiça, especialmente na atividade jurisdicional. Em especial, este projeto se relaciona a pesquisas que investigam as estruturas normativas que orientam a prática das instituições judiciárias e as formas pelas quais é possível construir um sistema de justiça com estruturas institucionais e normativas efetivamente comprometidas com a proteção e a fruição dos direitos fundamentais. São abrangidas por este projeto pesquisas que exploram o modo como as diretrizes normativas (inclusive os direitos fundamentais e direitos humanos) impactam as práticas do Sistema de Justiça e análises empíricas voltadas a compreender o real impacto das estruturas normativas que regulam as instituições que o integram.

Docentes: Reynaldo Soares da Fonseca (responsável), Othon de Azevedo Lopes, Evandro Charles Piza Duarte.